O domínio de ferramentas e técnicas de programação é fundamental para escrever e manipular código, utilizar softwares especializados e aplicar modelos analíticos. A análise de dados é uma parte essencial do trabalho de um cientista de dados. Eles aplicam técnicas estatísticas https://www.didigalvao.com.br/ciencia-de-dados-conhecendo-a-area-e-suas-principais-ferramentas/ e algoritmos de aprendizado de máquina para descobrir padrões, tendências e relações nos dados. Isso envolve a criação e a execução de modelos preditivos e algoritmos de segmentação, além de realizar análises exploratórias para obter insights iniciais.

cientista de dados graduação

Outras oportunidades de trabalho para o graduado estão em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria, organizações não governamentais, empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços. Também faz parte das atribuições do egresso selecionar ferramentas e estratégias de inteligência de negócios e mineração de dados, avaliar o desempenho, projetar, modelar, implementar, documentar, testar e administrar bancos de dados centralizados ou distribuídos. O curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da FGV foi desenvolvido para impulsionar a trajetória profissional de estudantes brasileiros interessados em uma carreira inovadora e impactante no mundo atual. O programa visa capacitar os alunos com as habilidades e competências necessárias para atuar em setores como tecnologia, varejo, bancos de investimento, organizações não-governamentais, consultoria, empresas multinacionais, mídia e comunicação, além de oportunidades de pesquisa. Mergulhe nesse ambiente de alta tecnologia, onde você aprenderá a criar uma infraestrutura completa de serviços e recursos em nuvem, por exemplo, servidores Web com balanceamento de carga, banco de dados e armazenamento de arquivos. Hoje em dia, muitas empresas estão migrando seus datacenters para ambientes em nuvem, economizando tempo e recursos financeiros.

CIÊNCIA DE DADOS: A TECNOLOGIA QUE MOLDA O FUTURO AGORA TAMBÉM VAI MUDAR O SEU.

Além disso, um cientista de dados também é responsável por visualizar os resultados de forma clara e compreensível. Eles criam gráficos, relatórios e painéis interativos para comunicar os insights derivados dos dados, facilitando a tomada de decisões estratégicas pelos stakeholders. Quem deseja trabalhar como cientista de dados precisa ficar atento as habilidades comportamentais também, que já se tornaram um fator decisivo de contratação em recrutamentos. Ciência de dados: conhecendo a área e suas principais ferramentas Esta é a realidade da Era do Big Data, que, ao mesmo tempo que possibilita descobertas incríveis, desafia empresas de diferentes portes a depurar um grande volume de informações para saber quais são relevantes para o futuro do negócio. Ela descreve perfeitamente o mundo contemporâneo, em que o grande voluma de informações gerado todos os dias se tornaram matéria-prima para o crescimento de negócios dos mais diferentes segmentos.

cientista de dados graduação

Por isso, vale a pena cursar uma faculdade de Ciência de Dados e se aperfeiçoar na área, que paga bem e oferece oportunidades promissoras de carreira. Cientista de dados é um profissional que reúne, interpreta, resolve problemas e comunica todas as informações extraídas de dados analisados pelas empresas. Esta área ganha cada vez mais destaque no mercado de trabalho já que, hoje em dia, tudo são dados e há a necessidade de alguém para analisar e interpretar tudo isso para transformar números em informações valiosas. Utilizar tecnologia para criar soluções de educação corporativa que melhorem a qualificação de colaboradores nas empresas. Usar tecnologia para criar e desenvolver soluções para diversas áreas da empresa, como automação industrial, interface homem-máquina e tecnologias exponenciais. Nossos professores obtiveram seus respectivos doutorados e/ou pós-doutorados em renomadas universidades estrangeiras.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Outro diferencial é a Aprendizagem Baseada em Projetos, metodologia de ensino centrada no estudante que possibilita o desenvolvimento prático de projetos em consonância com os conceitos teóricos aprendidos. Por meio de uma formação sólida, o egresso pode conquistar boas colocações no mercado, empreender projetos inovadores e continuar os estudos dentro ou fora do Brasil. Este nível de qualidade só é possível pela metodologia que combina aulas ao vivo diárias e o aprendizado através do desenvolvimento de projetos com desafios reais da profissão. Além disso, a metodologia de avaliação por competências aproxima os alunos do mercado de trabalho. Durante o curso, os alunos exploram temas como aprendizado de máquina, estatística aplicada, econometria e finanças quantitativas, epidemiologia, criptomoedas e Big Data. Além disso, são abordados tópicos de pesquisa relacionados a áreas como Ciência política, direito, ciências sociais e ciência de redes.